quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Claudinho Viana vereador de São Francisco de itabapoana é contemplado com o prêmio “o melhor vereador do Estado do Rio de Janeiro em 2013”

O presidente da Câmara Municipal  de São Francisco de Itabapoana, vereador Claudinho Viana  ficou entre os cinco melhores vereadores do Estado do Rio de Janeiro em 2013, em  uma seleção feita pelo Centro Brasileiro de Cidadania, instituição sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foram analisados quatro quesitos: Pareceres, indicações, projetos apresentados e ações de fiscalização.  
 Claudinho Viana falou da importância desse  prêmio- estou muito feliz,  pois esse prêmio vem justamente confirmar o trabalho sério que estamos desempenhando a frente do legislativo.
  Em seu primeiro mandato, Claudinho foi eleito por unanimidade para presidente da câmara, fato inédito em São Francisco, haja vista que as eleições da mesa diretora historicamente são marcadas por muita rivalidade.
   O vereador destaca o inicio das obras da sede do legislativo, a harmonia entre os vereadores e as inúmeras audiências públicas realizadas durante o ano,  como ações mais importantes da câmara em 2013. Sobre o prêmio, ele afirma ainda que a vitória não é só dele– Dedico esse prêmio  a minha família, aos meus companheiros vereadores e a todos os moradores de nossa cidade, pois essa vitória não é só minha. Devemos  nos sentir orgulhosos, por  nossa cidade ser destaque através desse importante prêmio- finalizou Claudinho.
Resultado:
1º LUGAR: Vereador Lucio Mauro - Queimados
2º LUGAR: Vereadores: Marcelo Piuí - Rio de Janeiro e Bernardo Pinho Teixeira - Natividade
3º LUGAR: Vereador Renato Cinco - Rio de Janeiro
4º LUGAR: Vereador Claudinho Viana - São Francisco de Itabapoana
5º LUGAR: Vereador Marcus Vinicius de Moraes (Boquinha) - Duque de Caxias



·        Seleção dos melhores vereadores do Estado do Rio de Janeiro/2013.
·        Dissertação Argumentativa

ü  Cidade: São Francisco de Itabapoana
ü  Nome: Claudio Ferreira Viana
ü  Nome Político: Claudinho Viana
ü  Partido: PSC( Partido Social Cristão)
ü  Contato direto: 22-
ü  Assessoria de Comunicação: 22-99949-3624- Carlos Jorge p. Azevedo
ü  Email direto: claudiovianaymail.com
ü  Email assessoria: ascomcamarasfi@gmail.com


Claudio Ferreira Viana, 50 anos, casado com a senhora Fernanda da Silva, e pai de 4 filhos,  ingressou na vida pública em agosto de 2010 após assumir a primeira suplência do PSDB(Partido da Social Democracia Brasileira), permanecendo na função até o mês de maio de 2011. Apesar do histórico  solicitado pelo Centro Brasileiro de Cidadania,  ser referente á 2013, é relevante  retornarmos  ao curto  período em que o mesmo assumiu  a função de vereador, pois foi através da sua atuação de fiscalização de irregularidades praticadas pelo executivo municipal,  com verbas federais destinas a saúde, que culminou  com abertura de uma CP(Comissão Processante) e posteriormente uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que gerou desdobramentos para a cassação e posterior prisão pela Policia Federal do  Prefeito, à época, Carlos Alberto Silva de Azevedo.
·         Mandato a partir de 2013
Eleito em outubro 2012, pelo PSC (Partido Social Cristão), Claudinho Viana (nome político), foi eleito posteriormente como presidente da Câmara municipal, por unanimidade, se tornando o primeiro presidente da história do Município a ser eleito por aclamação.
A primeira medida tomada como gestor da casa de leis, foi instituir uma comissão composta por funcionários do setor contábil para realizar um levantamento de todas as contas e patrimônio da Câmara, para que fosse feito um planejamento de gestão dentro da legalidade.
·         Construção da sede do legislativo
   Outra importante ação foi a readequação de despesas da casa legislativa com objetivo de construir a sede própria. Atualmente o legislativo está instalado em prédio alugado gerando grandes despesas para os cofres públicos, porém em no máximo 9 meses a sede própria estará pronta com toda infra estrutura para atender a demanda de trabalhos dos vereadores e da população de modo geral. Importante ressaltar que o terreno onde está sendo construído, já pertence a Câmara  a mais de 15, sem que nenhum outro presidente tomasse a iniciativa da obra. Com apenas um ano de economia dos recursos do legislativo, este sonho está se tornando realidade.
·         Aumento salarial para o servidor
Como se não bastasse, a gestão transparente do vereador Claudinho Viana está possibilitando o  aumento de 6.5% nos salários dos funcionários efetivos do legislativo, e 22% no vale alimentação, estando ainda nos planos do presidente aumentar os salários também dos contratados e comissionados,  a partir de 2014. 
·         Novas Mobílias e Gabinetes
 A câmara era composta por 9 vereadores, atualmente conta com 13 legisladores, com a nova formação a direção da casa reordenou o espaço físico, reestruturando a mobília do plenário além da criação de novos gabinetes para os vereadores, possibilitando o desenvolvimento dos trabalhos de maneira mais adequada.
·         Ação para reativação do Conselho Comunitário de Segurança
Além da questão administrativa como presidente do  legislativo, o vereador Claudinho Viana tem desenvolvido importantes ações, seja através de indicações, requerimentos, projetos de lei, ações de fiscalização entre outros. Como exemplo, merece ser destacado o empenho do vereador para a reativação do Conselho Comunitário de Segurança, instituição que teve o seu trabalho paralisado por mais de 5 anos, e retorna agora com força e autonomia para deliberar ações na área de segurança pública do município.
·         Inclusão do Município no Parlamento Regional
Recentemente através do Projeto Decreto nº 008/13, de sua autoria,  a Câmara passou a compor como membro efetivo no Parlamento Regional, entidade que representa 9 municípios da região Norte do Estado do Rio de Janeiro. No Parlamento Claudio Viana foi escolhido para compor a Comissão de Transportes, Claudio Viana participou de audiência com o Secretário de Transportes do Estado Julio Lopes, e apresentou relatório da situação caótica em que se encontra o transporte público intermunicipal que atende São Francisco de Itabapoana.
·         Legislando dentro da legalidade
Preocupado em informar aos demais vereadores as funções que cada um deve desempenhar de acordo com a lei, o vereador Claudinho Viana encaminhou oficio ao Juiz da Comarca, solicitando que o mesmo possa proferir palestra na Câmara municipal, direcionado para os vereadores, com objetivo de explicar sobre questões legais que envolvem o mandato. Os direitos e deveres do homem público detentor de mandatos, o que é permitido e o que é proibido pela justiça.  Em resposta a solicitação do vereador, a referida palestra deverá acontecer no inicio de 2014.
  • Audiência Publica.
Durante o ano de 2013, a Câmara, sob a presidência  do vereador Claudinho Viana realizou várias audiências públicas para debater assuntos diversos do interesse da sociedade. Para citar as mais importantes temos: Transporte Público Municipal, Intermunicipal  e mobilidade urbana; atendimento feito pelas Agencias Bancárias no Município; Segurança Pública com reativação do Conselho Comunitário  de Segurança; Impactos Ambientais e Econômicos com a construção da ponte ligando o Município de São Francisco ao Município de São João da Barra; Impactos Diretos e Indiretos nos vários setores da sociedade a partir da construção do Porto do Açu foram algumas audiências que oportunizaram o cidadão a participar ativamente  com o intuito de  buscar soluções que atendam a demanda da sociedade.
 Diante do exposto, é de fácil mensuração o excelente desempenho que o Vereador Claudio Ferreira Viana vem desempenhando enquanto Presidente da Câmara, e  vereador propriamente dito, estando imensamente honrado em ser citado e convidado a participar  da seleção de escolha dos melhores vereadores de 2013,  promovido por esta conceituada instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário