São Francisco de Itabapoana poderá ter, já no início do próximo ano, uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A afirmação nesse sentido partiu do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, que esteve na manhã desta segunda-feira (07/10) na localidade de Travessão de Barra, no Segundo Distrito do Município.
Convidado pelo deputado estadual João Peixoto, a visita teve como objetivo identificar o espaço para a implantação dos cursos profissionalizantes e técnicos da Faetec.
O secretário adiantou que nos próximos dias uma equipe técnica da secretaria estará visitando o colégio estadual Domires Machado para quantificar os espaços disponíveis, os cursos serão de acordo com a demanda da região ”... iremos conversar com a secretaria municipal de educação, ver a demanda de mão de obra técnica do município e procurar oferecer cursos que atendam a essa demanda” disse o secretário.
Ele adiantou que a unidade deverá entrar em funcionamento no inicio de 2014. A diretora do Colégio Estadual Domires Machado, Gracinete Vieira Paes fez um discurso emocionado, falando da sua alegria de ver mais um sonho realizado para a comunidade “ vejo todos os anos os nossos jovens deixando o ensino médio desmotivados, pois não temos um curso técnico na nossa localidade, e hoje estou muito feliz por poder ter em nossa escola a unidade da Faetec ” Finalizou a diretora. O deputado estadual João Peixoto autor da proposta de instalação da unidade em são Francisco e o prefeito Pedrinho cherene destacaram em seus discursos a importância da Faetec para a qualificação de mão de obra no Município. Prestigiaram o evento a secretária de educação Kátia Martins; os vereadores Alexandre Barrão, Fabinho do estaleiro, Marcelo Garcia, Kadema Cordeiro, Patrícia cherene e Yara Cítia; além de outras autoridades municipais.
Faetec – Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi implantada no ano de 1997. Atualmente, são 130 unidades espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro, somando ofertas no Ensino Técnico de Nível Médio, na Qualificação Profissional e na Educação Superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário