quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eleitor do Futuro elege “presidente da escola” em S. Francisco de Itabapoana

O projeto eleitor do futuro, idealizado pelo TER (Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro) teve sua segunda e ultima  etapa realizada no Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Município de São Francisco de Itabapoana, sob a coordenação da 130ª Zona Eleitoral.  Estiveram presentes o  juiz Marcelo Feres Bressa, a promotora Juliana Viana, o prefeito Pedrinho Cherene, vice Amaro Barros, o presidente da Câmara Claudinho Viana e demais vereadores.
Na primeira etapa no dia 11 de setembro, foi  proferida  uma palestra  pelo  Juiz Marcelo Feres Bressa para cerca de 350 alunos do Ensino Médio sobre o funcionamento  do processo eleitoral, a separação dos poderes, direitos e deveres do eleitor e candidatos entre outros. A partir do primeiro encontro a escola fez uma eleição interna para a escolha de 4 candidatos a “presidente da escola”.
 No encontro desta quarta feira (16/10) aconteceu um debate entre os candidatos, com perguntas e respostas da plateia, em seguida a eleição.  O debate foi intermediado pelo chefe do Cartório Eleitoral Jorge Louback.      Apesar de simulada, a eleição aconteceu seguindo os tramites de uma eleição normal, inclusive com a “prisão” de alunos que faziam boca de urna.
O candidato vencedor foi o aluno João Vitor, e as suas propostas e as propostas dos colegas que foram debatidas durante o encontro, serão inseridas em um documento que será entregue aos poderes executivo e  legislativo, e o trabalho do “presidente do Colégio” será  acompanhado pela justiça eleitoral.
Segundo o Juiz Marcelo Feres Bressa, o principal objetivo do projeto é fomentar o debate sobre a democracia e a importância da juventude neste contexto “é preciso que a juventude participe, opine e crie uma consciência estruturada do que representa um processo eleitoral” Afirmou o magistrado. 
Em seus discursos a promotora Juliana Viana, o prefeito Pedrinho Cherene e o Presidente da câmara Claudinho Viana destacaram a importância da democracia, e da aproximação da juventude nesse processo.























































































Um comentário: