30 tapetes de diversas cores retratando temas relacionados ao cristianismo foram confeccionados pelos fies da paróquia São Francisco de Paula, no Município de São Francisco de Itabapoana. Com a participação de 29 comunidades e 14 pastorais, o trabalho de confecção mobilizou dezenas de colaboradores, como resultado, verdadeiras obras de arte que encantaram ao público que passou pela Praça da Matriz. O Papa Francisco e o Pároco, Padre Lucas foram homenageados com tapetes exclusivos. Ainda como parte da programação, aconteceu Procissão e Missa Campal, além de louvor.
Diferentemente de anos anteriores, a paróquia não tem recebido incentivo para a expressão da fé, a informação foi passada pelo Padre Lucas que lamentou ”Estou percebendo muita coisa desagregada, nos últimos dois anos o trabalho dos tapetes tem sido reduzidos por falta de apoio este ano, por exemplo, foi reduzido o número e o tamanho dos tapetes, isso é muito complicado” disse o Padre Lucas. Em anos anteriores os tapetes eram confeccionados na avenida principal da cidade, com uma intensa participação popular e do poder público municipal, inclusive com a participação ativa de diversas secretarias. “estamos perdendo a grande oportunidade de incentivar e valorizar os nossos artistas e nossa cultura, nem o concurso de tapetes pudemos realizar” disse o pároco.
Dificuldades a parte, Padre Lucas falou também das conquistas e crescimentos da igreja. A reativação de algumas Pastorais e a criação de outras tem sido, em sua opinião, um ponto importante no trabalho da Igreja. O Padre disse ainda que as capelas estão sendo organizadas por setores, onde as ações acontecem de maneira conjunta “dividindo as capelas por grupos, fica mais fácil a promoção de ações que facilitem o trabalho” finalizou.
Significado de corpus Christi
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
Fonte significado: Canção Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário