sexta-feira, 20 de junho de 2014

Corpus Christi é comemorado em São Francisco de Itabapoana, Padre lamenta a falta de incentivo.


30 tapetes de diversas cores retratando temas relacionados ao cristianismo foram confeccionados pelos fies da paróquia São Francisco de Paula, no Município de São Francisco de Itabapoana. Com a participação de 29 comunidades e 14 pastorais, o trabalho de confecção mobilizou dezenas de colaboradores, como resultado, verdadeiras obras de arte que encantaram ao público que passou pela Praça da Matriz. O Papa Francisco e o Pároco, Padre Lucas foram homenageados com tapetes exclusivos. Ainda como parte da programação, aconteceu Procissão e Missa Campal, além de louvor.
 Diferentemente de anos anteriores, a paróquia não tem recebido incentivo para a expressão da fé, a informação foi passada pelo Padre Lucas que lamentou ”Estou percebendo muita coisa desagregadanos últimos dois anos o trabalho dos tapetes tem sido reduzidos por falta de apoio este ano, por exemplo, foi reduzido o número e o tamanho  dos tapetes, isso é muito complicado”  disse o Padre Lucas. Em anos anteriores os tapetes eram confeccionados na avenida principal da cidade, com uma intensa participação popular e do poder público municipal, inclusive com a participação ativa de diversas secretarias.  “estamos perdendo a grande oportunidade de incentivar e valorizar os nossos artistas e nossa cultura, nem o concurso de tapetes pudemos realizar” disse o pároco.
Dificuldades a parte, Padre Lucas falou também das conquistas e crescimentos da igreja. A reativação de algumas Pastorais e a criação de outras tem sido, em sua opinião,  um ponto importante no trabalho da Igreja. O Padre disse ainda que as capelas estão sendo organizadas por setores, onde as ações acontecem de maneira conjunta “dividindo as capelas por grupos, fica mais fácil a promoção de ações que facilitem o trabalho” finalizou.
Significado de corpus Christi
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Fonte significado: Canção Nova.


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário